É comum que, no "desespero" para emagrecer, sejam cometidos erros básicos — e alguns não tão básicos assim. Muitas pessoas, por exemplo, se preocupam muito em escolher a dieta ideal.
O principal é perder peso de uma maneira saudável, sem passar fome e aceitando o fato de que cada um carrega um fator genético diferente.
É difícil encontrar alguma mulher que esteja totalmente satisfeita com seu corpo. A maioria delas está sempre de regime, ou pelos menos tentando mantê-lo. Fato é que muitas vezes, a gente comete alguns erros que comprometem os resultados finais.
Quando o assunto é emagrecer, não se deve exagerar nunca. Nem na comida, nem nos horários das refeições e muito menos nos exercícios. Essas e outras práticas, se forem feitas em excesso, podem sim atrapalhar quem quer emagrecer.
Erros de quem tenta emagrecer e não consegue
1-Começar a dieta na segunda-feira
O seu organismo não sabe identificar o que é segunda, terça, quarta, quinta ou sexta. O importante é ter foco e saber que a qualquer deslize você terá que recompensar se o que realmente quer é emagrecer!
2-Abusar de produtos light
Uma coisa é maneirar na quantidade de açúcar que você ingere. Outra coisa é comer apenas produtos light. Sim, eles tem menos calorias. Porém, tudo depende da quantidade que você ingere. Não adianta nada comprar um pote de sorvete light e consumi-lo num piscar de olhos. A dica para uma dieta sem sofrimento é: não existe alimento proibido, existe uma moderação ao ingeri-los.
3-Sono inadequado
“Estudos já mostraram que pessoas que dormem menos seis horas por dia têm maiores níveis de grelina, um hormônio que estimula o apetite, particularmente por refeições altamente calóricas e ricas em carboidratos”, “Além disso, pouco sono aumenta os níveis de cortisol, um hormônio do estresse que pode levar ao ganho de peso”.
4-Comer muito rápido
Nem sempre é possível, mas reservar um tempo para fazer as principais refeições do dia é o ideal. Comendo com calma, o seu cérebro vai entender que você está mastigando e ficará com menos fome durante o dia.
5-Não beber água
Beber água traz não só uma breve sensação de ansiedade como ela limpa o organismo, desincha, melhora a circulação sanguínea e regula o intestino. Ou seja: corte refrigerantes e invista na água!
6-Ficar horas sem comer
É um dos maiores mitos já disseminados por aí. As pessoas acham que, quanto menos comerem, mais rápido emagrecerão. Porém, vamos pensar um pouquinho: toda vez que nos alimentos, nosso corpo reserva uma parte dessa comida e a coloca no “estoque”.
Se você passar longos períodos sem comer, seu cérebro entenderá que, nas próximas refeições que você fizer, ele precisará reservar ainda mais calorias, já que você demorará a ingerir outros alimentos. Portanto, passar horas sem comer dá um efeito rebote. O ideal é comer a cada 3 horas, mas em quantidades menores.
7-Não fazer exercícios
Parte fundamental para quem quer emagrecer com saúde, os exercícios não devem ser deixados de lado na hora de perder alguns quilinhos. Ele é quase 30 % do processo de emagrecimento, segundo especialistas
8- Não controlar a ansiedade
Muitas pessoas descontam na comida os problemas no trabalho, escola, faculdade. Se você é ansiosa(o) demais, saiba que isso pode sabotar sua dieta. Ficamos ansiosos e queremos perder peso rapidamente, comemos mais do que o necessário…Se necessário, consulte um médico para que ele lhe recomende algum remédio específico ou compre calmantes naturais.
9-Traçar metas impossíveis
Perder muitos quilos em pouco tempo é uma meta difícil de ser alcançada e também de manter a longo prazo. Não trace metas impossíveis para não se desanimar. Existem por aí muitos profissionais e produtos que prometam milagres. Tome cuidado! Não adianta nada fazer um sacrifício quase que impossível afinal, se você emagrece de maneira “forçada”, tenha certeza que muito em breve vai ter os quilinhos perdidos de volta e pior: uma dificuldade maior para emagrecer novamente. Tenha sempre em mente que o importante é emagrecer de forma saudável para evitar problemas de saúde e também o ganho do peso perdido...